Prefeitos devem preencher questionário para construção do Índice de Efetividade da Gestão Municipal 2019

Destaque da Notícia

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais disponibiliza, a partir de hoje, dia 1º de abril, o questionário que fornecerá informações para a construção do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) deste ano, dados do exercício de 2018. O questionário é destinado aos prefeitos municipais e é obrigatório, em cumprimento ao disposto no inciso IV do artigo 278 da Resolução 12/2008. O responsável deverá acessar o portal do TCEMG e respondê-lo até o dia 30 de abril de 2019, prazo final e improrrogável para o envio.

O IEMG está em sua quinta edição. Com os dados enviados pelos municípios, o sistema pontua de 0 a 1 cada uma das sete áreas da gestão pública: Planejamento, Gestão Fiscal, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Proteção das Cidades, Tecnologia da Informação e Sustentabilidade.

A ferramenta permite aos gestores conhecer a situação de seus municípios e comparar a evolução das políticas públicas. A mensuração proporcionada pelo índice possibilita a verificação de resultados, a correção de rumos, a reavaliação de prioridades e a consolidação do planejamento dos municípios.

O questionário, de fácil preenchimento, segue o mesmo modelo dos anos anteriores. Ao enviar as respostas, os gestores municipais devem copiá-las e guardá-las até o fim do processo, pois esta cópia é o único recibo que comprova o envio das informações ao TCEMG.

Vale ressaltar que, desde o exercício de 2018, a análise do IEGM faz parte do escopo do processo de Prestação de Contas anuais dos municípios mineiros.

Abaixo, seguem os links para o preenchimento em cada uma das sete áreas.

DIMENSÃO

LINK

i-Cidade

https://gabao.tce.mg.gov.br/limesurvey/index.php/475258?lang=pt-BR

i-Saúde

https://gabao.tce.mg.gov.br/limesurvey/index.php/437188?lang=pt-BR

i-Fiscal

https://gabao.tce.mg.gov.br/limesurvey/index.php/542575?lang=pt-BR

i-Amb

https://gabao.tce.mg.gov.br/limesurvey/index.php/562367?lang=pt-BR

i-Educ

https://gabao.tce.mg.gov.br/limesurvey/index.php/738888?lang=pt-BR

i-Planejamento

https://gabao.tce.mg.gov.br/limesurvey/index.php/792887?lang=pt-BR

i-Gov ti

https://gabao.tce.mg.gov.br/limesurvey/index.php/241328?lang=pt-BR


Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação (TCE-MG)

Fonte: TCE-MG

voltar para notícias